21 de fevereiro de 2009

PROFISOM ENTREVISTA

Profisom entrevista o operador de áudio José Carlos Mallavazzi, ou melhor o Reyzinho. Operador de audio á 29 anos, passou pela tv Globo, teledramaturgia do SBT, e atualmente trabalha na Linha de Shows do SBT.

Por Junior Aragaki

01 - Como foi o inicio de sua carreira?
FOI EM 1980, EU TRABALHAVA EM UMA EMPRESA NO SETOR DE CONTABILIDADE, E UM BELO DIA NA VOLTA DA JUNTA COMERCIAL NA RUA MARIA ANTONIA PASSEI NA FRENTE DA TV GLOBO NA PRAÇA MARECHAL DEODORO, E TINHA UMA PESSOA FILMANDO COM UMA CAMERA 16 MM DE CINEMA. QUANDO VI AQUILO PENSEI É ISSO O QUE QUERO COMO PROFISSÃO, IMEDIATAMENTE DESCI DO ÓNIBUS, E PERGUNTEI ONDE ERA O RH. QUANDO CHEGUEI LÁ, FUI LOGO DIZENDO QUE QUERIA TRABALHAR NA TV GLOBO, ME PERGUNTARAM SE EU TINHA DRT, POIS SEM ESSE REGISTRO NÃO É POSSÍVEL TRABALHAR EM TV. EU NÃO TINHA, MAS HAVERIA UM ESTAGIO DE UM ANO CASO ESTIVESSE INTERESSADO. FIZ TODA A FICHA E FUI EMBORA MEIO FRUSTRADO PARA A CASA, MAS PRO MEU ESPANTO GERAL, DEPOIS DE DOIS DIAS ME LIGARAM PARA COMPARECER COM OS DOCUMENTOS PARA INICIO IMEDIATO.

02 - Hoje em dia, o que é importante no seu trabalho?
HOJE EM DIA POSSO DIZER COM CERTEZA QUE O MAIS IMPORTANTE NO MEU TRABALHO É O RELACIONAMENTO ENTRE A PRODUÇÃO/DIRETOR.

03 - Como ajudar o diretor nas diversas situações de gravação?
A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR O DIRETOR É NÃO TER QUE REPETIR A GRAVAÇÃO E SEMPRE FAZER O QUE O DIRETOR QUER.

04 - Quais os equipamentos que voce utiliza no seu dia-a-dia?
OS QUE ESTIVEREM A DISPOSIÇÃO, SE TIVER UM BOM MICROFONE DIRECIONAL USAMOS, SENÃO VAI AQUELE VELHO E BOM SHURE SM 59 SEM PRISCILA(protetor de vento), E FAÇO O QUE DER.

UNIDADE MOVEL DA TV GLOBO NOS ANOS 80

05 - Quais os equipamentos que voce utilizaria a mais, ou qual o set up ideal pro seu trabalho?
O IDEAL HOJE AO SAIR PRA UMA GRAVAÇÃO SERIA LEVAR UM KIT COM VARIOS MICROFONES SEM FIO, VARIAS CAPSULAS, UM MICROFONE DIRECIONAL DE BOA QUALIDADE COM PRISCILA E BOOM DE FIBRA DE CARBONO E UM MIXER DIGITAL DA SONY

06 - Como se tornar um profissional do som? Algumas dicas?
EXISTEM VARIOS TIPOS DE PROFISSIONAIS DE AUDIO;
O CAPTADOR DE SOM DIRETO E O QUE OPERA PA POR EXEMPLO. EU FAÇO SOM DIRETO E NA MINHA OPINIÃO, PARA SE TORNAR UM BOM OPERADOR TEM QUE OBSERVAR MUITO UMA GRAVAÇÃO, DESDE A MARCAÇÃO DE CENA, O ENSAIO E O VALENDO(take gravado).
O DIRECIONAMENTO DO BOOM É MUITO IMPORTANTE ASSIM COMO COLOCAR UM MICROFONE DE LAPELA DE MODO QUE NÃO RASPE NA ROUPA E FAÇA BARULHO.
MAS O IMPORTANTE MESMO É SABER QUANTO O SOM AMBIENTE INTERFERE NA GRAVAÇÃO, SE A VOZ PRINCIPAL ESTIVER EM PRIMEIRO PLANO NÃO DEVEMOS NOS IMPORTAR COM O AMBIENTE QUE ENTRA JUNTO POR QUE HOJE TEMOS RECURSOS PARA UMA EQUALIZAÇÃO EFICIENTE, E GRAVAMOS OS AMBIENTES PARA COBERTURA EM PÓS-PRODUÇÃO.

07 - Como se manter atualizado com os novos equipamentos e perifericos que surgem quase que diariamente no mercado de trabalho?
HOJE NO BRASIL PRA SE ATUALIZAR SOMENTE MESMO COM A AJUDA DA INTERNET.

08 - Como voce gosta de trabalhar?
PRA MIM A SITUAÇÃO IDEAL DE TRABALHO, É AQUELA EM QUE CONSEGUIMOS CONTROLAR TODO O ÁUDIO, TANTO O GRAVADO COMO O AMBIENTE.

09 - O que te deixa feliz na carreira?
O QUE ME DEIXA MUITO FELIZ HOJE, É SER RECONHECIDO PELOS PROFISSIONAIS COM QUEM TRABALHO.

10 - Quais os problemas que vc encontra no dia-a-dia.
O RELACIONAMENTO ENTRE A TÉCNICA E A PRODUÇÃO HOJE EM DIA É O MAIOR PROBLEMA QUE ENCONTRAMOS. A FALTA DE DIALOGO. MUITAS VEZES SAÍMOS PARA GRAVAR SEM O EQUIPAMENTO CORRETO, POR NÃO SABER O QUE VAI ACONTECER. QUANDO A PRODUÇÃO SE TOCAR QUE ESTAMOS LA PARA DAR SUPORTE A ELES,TUDO IRA MUDAR COM CERTEZA.

11 - Se voce não fosse um profissional do som, o que faria?
GOSTARIA DE SER CAIXA DE SUPERMERCADO SÓ PARA FACILITAR UMAS COMPRINHAS PROS AMIGOS.

Nenhum comentário: