21 de fevereiro de 2009

SONOPLASTIA DE TELEDRAMATURGIA - PARTE 2



Depois que o audio é equalizado e "normalizado", é a hora de fazer a ambientação e ruidagem.
Em teledramaturgia, é usado um recurso de localização da cena, a cada mudaça de ponto de vista
da narrativa, é exibido um "STOCK SHOT" (uma frente de uma casa, uma estrada de fazenda) antes de cada cena
para que os telespectadores saibam onde está ocorrendo a ação. Na ambientação são colocados
os sons ambientes acompanhando a cena. Mar, ondas numa praia. Transito, buzinas num engarrafamento.
Ao mesmo tempo são inseridos sons e efeitos sonoros como tiros, campainhas, cachorro latindo ao fundo, grilos, trafego, carros, whooshs, portas, lasers, etc.
Depois desta etapa, os artistas de foley fazem o complemento de ruidos como passos, talheres, movimentos das
roupas, enfim tudo o que não foi captado pelo som direto ou precisa ser reforçado.
E somente então chega a ultima e talvez mais dificil etapa. A arte de sonorizar, ou colocar as musicas em um capitulo de novela. Depois de definida a trilha sonora, são feitas diversas versões de cada musica, uma versão triste, uma alegre,
uma tensa, e fora isto, tem as chamadas trilhas de apoio.
São necessarios anos de experiencia para um sonoplasta fazer um capitulo de novela. A maioria faz parceria com o mesmo diretor em varios trabalhos, pois criam uma "simbiose" artistica.
Em qual momento entra aquele acorde violento? E a musica tema da mocinha? São questões sem resposta, pois cada ser humano é unico, e cada um sonorizaria de uma maneira diferente. É claro que existem algumas regrinhas básicas, mas o timing do sonoplasta tambem conta muito pois ele esta trabalhando para os ouvidos do Diretor, dele, e o principal, os ouvidos do telespectador que acompanha a novela dia-a-dia.
Agora quando assistir a algum capitulo de novela, feche os olhos e preste atenção, e tente ouvir as dezenas de informações sonoras que fazem um dos maiores espetaculos da terra.
Junior Aragaki

Nenhum comentário: