
Tape Echo, Echo de fita literalmente. Uma tecnica muito antiga de se produzir um "delay", na verdade um feedback.
Este foi um dos primeiros truques sonoros que aprendi em minha vida como profissional do som.
Foi há muito tempo, numa galaxia muito distante. ......................450 km de São Paulo para ser mais exato. Olimpia, cidade
dos meus pais. Foi la que me tornei radialista. Aos 14 anos de idade, quando comecei a trabalhar como operador (tecnico) na Radio-Menina AM em 1984.
O equipamento era um show a parte.
Uma mesa Radiolab, com 4 botões giratorios enormes, chaveados, como, pgm, cue, e aux.
Duas pick-ups que eu não consigo me lembrar, dois cassetes (um deles era Aiko). Tres cartucheiras, um receiver Marantz (de onde splitavamos os programas do governo (da Radiobras - A Voz do Brasil). Ah naquele tempo tambem precisavamos gravar toda a programação em K7s para o na época Dentel, e guardar por 48 horas (ainda que no finalzinho, porem ditadura).
E nao haviam equipamentos perifericos!!!! Como então deixar a voz do locutor com mais, digamos, "brilho"!!!!
E aquele efeito maravilhoso de Delay lay lay lay lay lay, quando sai o gol do time amado ado ado ado.
Para tudo exite um solução............. E neste caso nada melhor que o gravador de rolo de um quarto de polegada da Akai.
Ele tinha duas velocidades, sete e meia, e quinze polegadas por segundo. E o truque era simples. realimentar o sinal no gravador, mudando sua velocidade atraves do pitch. Em 15 ips, bem baixinho em um canal paralelo, vc podia dar uma "aura", o famoso "brilho' na locução. E em 7 1/2, vc aumentava o feedback bem na hora do gol, gol, gol, gooolllll glllllll golllllllllll....
Simples assim, uma realimentação de sinal, sendo usada a nosso favor!!!!!!!!!!
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