9 de setembro de 2009

Inocentes - SESC Pompéia - 05/09/2009


Texto e Clip - Silmara Oliveira
Fotos - Jean P.

A banda punk paulistana Inocentes, com mais de 25 anos de carreira, está lançando seu primeiro DVD. E pra comemorar esse marco, a banda se apresentou no SESC Pompéia no sábado 05/09/2009, em SP, mostrando sua energia sempre renovada.
Entrar no SESC Pompéia já é trazer à tona um sentimento nostálgico, pelos vários eventos artísticos “alternativos” e marcantes lá realizados, como o mais importante evento Punk “O Começo do Fim do Mundo” em 1982.
A galera presente no show, deixou a gente “em casa”: estavam lá integrantes de outras bandas do underground paulistano (365, Mercenárias, Condutores de Cadáver), além de fãs mais que fiéis de todas as idades.
A banda começou esquentando todo mundo com as bem conhecidas “Pátria Amada”, “Ele Disse Não”, “Nada de Novo no Front” e “Expresso Oriente”, que abordam questões como corrupção política interna (“Pátria Amada, de quem você é afinal, é do povo nas ruas ou do Congresso Nacional?”), guerras no mundo (“Vejam esse exemplo de fé e devoção, soldados do Irã e do Iraque marchando direto pro caixão”) e fidelidade idealística (“Não queria participar dessa farsa, como eu, como você, e ele disse não!”).
Depois vieram: “Restos de Nada” e “A Raiva Vai Nos Salvar” (indignações com a falta de soluções, como em “Não há mais nada do que gostar, somos apenas lobos solitários, e o nosso uivo é o rock'n'roll, e ao amanhecer voltamos de onde viemos, pra novamente esperar a noite nascer”), “Intolerância”, “Desequilíbrio”, “Miséria e Fome”, “Medo de Morrer”, “4 Segundos”, “Escombros”, “Rotina” (que destaca a mesmice do dia-a-dia), “Sangue Ruim”, “Cala a Boca” (interpretação bem humorada sobre os “pitacos” que as pessoas vivem dando na nossa vida) e “Não Acordem a Cidade”.
Vieram então os convidados da noite: Redson, do Cólera, banda que está comemorando 30 anos de punk rock, incendiou a galera com The Clash (“Brand New Cadillac” e “I fought the Law”), Cólera (“Quanto Vale a Liberdade”) e depois do hit do 365 “São Paulo”, a banda rolou a animada “Franzino Costela” e só então chamou ao palco Wander Wilder (dos Replicantes, banda 80s de Porto Alegre), que dançou, pulou e contagiou com “Sandina”, “I Believe in Miracles” e “Surfista Calhorda” (eu não conhecia ao vivo, adorei a voz meio rouca e o pique do Wander).
Os Inocentes tocaram ainda “Garotos do Subúrbio” e fecharam a noite com “Pânico em SP” (no bis), refletindo suas histórias, voz de protesto e atenção ao público que não arredava o pé em suas canções e agitações, em mais um show memorável que eliminou qualquer estresse da semana!
Em tempo, antes do show, fiquei sabendo que o Anselmo (baixista) e Nonô (baterista) estão em novo projeto chamado “Garotos do Subúrbio”, ao lado de Ariel (dos Condutores) e Calegari (Condutores/365), e que logo deve pintar uma apresentação pra gente conferir! Melhor ficar ligado pra não perder!

Link para ver “Surfista Calhorda”, gravada no show:
http://www.youtube.com/watch?v=f0eSEbCkCRs

Nenhum comentário: