30 de julho de 2009

Arquivo do Rock Brasileiro



TOUR INTERIOR DE SÃO PAULO 2009
O Arquivo do Rock Brasileiro resgata as origens do rock brasileiro, enfatizando o período de sua formação, de 1955 a 1979, com gravações, capas de discos, livros e revistas e imagens de fotógrafos como Mário Luiz Thompson e Conceição Almeida e produtores como Antônio Aguillar. E mantém um site www.arquivodorock.com.br com mais de 300 verbetes e 1000 arquivos de áudio, a maioria deles nunca digitalizados anteriormente.
O projeto além de ser uma exposição itinerante, desenvolve diversas atividades artísticas. Na área do audiovisual podemos destacar a exibição de documentários e filmes onde o rock tem destaque na trilha e no enredo. Na parte musical ocorrem shows musicais de grupos de veteranos do rock nacional. Outra atividade prevista é uma palestra em cada cidade, onde o curador do projeto Ayrton Mugnaini Jr fala sobre como o projeto foi desenvolvido.
A primeira edição do projeto foi desenvolvida a nível nacional, sob o patrocínio da Petrobras, realizando exposições em diversas cidades durante os anos de 2007 e 2008, sendo duas na capital de São Paulo, além de Curitiba e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) Recife (PE) e Brasília (DF).
Para a segunda etapa em 2009, o ARB está visitando 5 cidades do interior de São Paulo. As primeiras cidades visitadas foram: Pirapora do Bom Jesus, Mairiporã, Jacareí. E agora chegou a vez de visitarmos a região do ABC na Grande São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul. Em cada cidade teremos palestra com o curador Ayrton Mugnaini Jr. no primeiro dia do evento, e no encerramento teremos a apresentação especial da ARBanda tocando sucessos do rock brasileiro desde suas origens nos anos 1950 a sua explosão e amadurecimento nos anos 1970.
O Arquivo do Rock Brasileiro – Tour Interior de São Paulo 2009 é apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural.
DATAS E LOCAIS
31 de julho 1 e 2 de agosto - Santo André - Teatro Municipal de Santo André - Auditório Heleni Guariba – Praça IV Centenário, s/nº
14, 15 e 16 de agosto - São Caetano do Sul Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem / Rua Serafim Constantino , s/nº
SOBRE A PALESTRA
Ayrton Mugnaini Jr., curador do Arquivo do Rock Brasileiro, traça as influências, origens e desenvolvimento do rock brasileiro desde os anos 1950 a 1970, com o auxílio de gravações (em CD), mostrando as raízes do gênero com exemplos anteriores, dos anos 1930 e 1940, quando já havia artistas brasileiros experimentando com o blues, o jazz e outros gêneros que, ao mesmo tempo, contribuíram para o nascimento do rock nos EUA. Saberemos também como o rock, música criada fora do Brasil, seguiu o exemplo de outras músicas estrangeiras como a valsa, o tango e a guarânia que, ignorando a xenofobia e o purismo de muitos, aclimatou-se a ponto de se abrasileirar. Lembraremos também as diversas fases e estilos de rock brasileiro, como as primeiras fusões do rock com ritmos brasileiros como samba e baião, já nos anos 1950; o fenômeno de massa da jovem guarda; os primeiros grupos pesados como A Bolha e Patrulha do Espaço; o pop cantado em inglês dos anos 1970; e o val e-tudo do tropicalismo.
ARBanda
A idéia de formar uma banda para incrementar as exposições do Arquivo do Rock Brasileiro veio de André Pomba, diretor do projeto, ainda em 2007, e acaba de ser viabilizada. O repertório da ARBanda se compõe de sucessos do rock brasileiro desde suas origens nos anos 1950 a sua explosão e amadurecimento nos anos 1970. Não se trata de “banda cover”, pouco se importando com os arranjos originais, porém mantendo a garra e irreverência que são requisitos importantes para o melhor rock em qualquer época e local.
Os integrantes da ARBanda são:
Patrícia Toscano (vocal): pode ser considerada uma Pat Benatar brasileira, já que tem formação erudita (foi aluna de Benito Maresca e da regente Dálete Alécio) e usa muito bem sua técnica e versatilidade a serviço de tudo: rock, samba, casamentos (no grupo Unisson e, como suplente, no Almanak), musicais (como Leminski, Limão e Gelo) e até óperas completas, como La Traviata de Verdi, encenadas pela Companhia da Ópera.
Laércio Muniz (bateria): também correu o Estado de São Paulo tocando no musical Leminski, Limão e Gelo, além de ter estudado na Escola de Música e Tecnologia (EMT) com o professor Caio Dohogne, sob a supervisão de Giba Favery. È, além disso, integrante do grupo Tropicaos. Nem parece que ele toca há apenas cinco anos.
Marcelo Cernuschi Agulha (guitarra): também é integrante do Tropicaos. Estudou na Academia de música Carlos Iafelice, com o professor José Renato, que aplicou o método desenvolvido por Mozart Mello. Atualmente estuda com Leandro Brenner, que aplica o método desenvolvido por Nelson Faria. Integrou bandas como Banda Bambu, The Guapos, Cabrones e The Judes. Não participou do musical Leminski, Limão e Gelo, mas tocou nos grupos teatrais A. Jaca Est e Caligraferia.
Leonardo William Freund (guitarra): outro que se esbaldou tocando no musical Leminski, Limão e Gelo, e atualmente integra as bandas Freund’s Party (composições próprias) e Roclowns (que transforma tudo em rock).
Ayrton Mugnaini Jr. (contrabaixo): onde já vimos este nome? Ah, sim, é o curador do ARB. De seu CV musical podemos citar que foi integrante da primeira fase do Língua de Trapo e da segunda fase do Magazine de Kid Vinil, atualmente está n’A Banda liderada por Tato Fischer, lidera seu próprio grupo, o TONQ (Tosqueira Ou Não Queira) e tem composições gravadas ou sampleadas por Falcão, Pato Fu, Nasi & Os Irmãos do Blues e outros. Estudou canto lírico com Graziela Sanches e violão flamenco com Cristina Azuma. E é integrante do Clube Caiubi de Compositores. Só faltou tocar no Leminski, Limão e Gelo, mas compôs a trilha do musical Olho da Rua do saudoso Paulo Yutaka, encenada por alunos da EAD da USP.
CONTATOS
Site: www.arquivodorock.com.br
Informações: Hanilton Scofield – (11) 9767-8150 / hanilton@dynamite.com.br

Um comentário:

cleiner micceno disse...

opa começamos a gravação do nosso novo documentário sobre rocabilly e Eddy Teddy, na Exposição do Arquivo do Rock Brasileiro com o grande amigo Ayrton Mugnaini, e ta sendo um trabalho bastante divertido de ser desenvolvido.
abrsss