24 de março de 2009

Introdução básica ao Pro-Tools.


Este guia pretende desmistificar o Pro-Tools, principalmente para leigos ou profissionais que não trabalham com som, mas no dia-a-dia precisam manipular o software, como por exemplo técnicos de informática ou outros profissionais que lidam com a instalação dos suportes necessários ao funcionamento do Pro-Tools (vamos abreviar a partir de agora por PT).
E aqui ficam minhas saudações ao Marcelinho, Antonio Carlos, Arita e todos os excelentes profissionais da engenharia e implementação técnica e operacional de TV Record-SP, que sugeriram este pequeno guia.
E por ser um guia pratico e de rapida consulta, vamos partir da idéia de que o operador em questão, encontre o PT já instalado e pronto para o uso (futuramente explicaremos detalhadamente a instalação de um PT).
Então vamos lá! Lembrando a todos que as dicas aqui são para a plataforma Mac (embora a maior parte dos comandos sejam os mesmo para PC). Clique nas fotos para amplia-las.

01 - O primeiro passo é aprender a organizar as sessões do PT, digamos que é o endereço de tudo que vai dentro de uma sessão do PT como audios, midis e video.


02 - Abrindo o PT ( no dock do meu Macbook).


03 - Abrindo uma nova sessão de PT, muita atenção, pois aqui é o lugar de decidir onde a sessão nova sera salva.


04 - Nesta janela voce define o local onde sera salva a sessão e tambem os parametros gerais como o sample rate e o bit rate.


05 - Após salvar todos estes parametros, abrirá uma sessão em branco (até o PT 7.4 pois o PT 8.0 abre uma tela de templates).


06 - Para abrir pistas (tracks), vá no menu Track (o quarto da esquerda para a direita) e selecione no submenu o tipo de pista que quer. Voce pode adicinar varias pistas e de diversos tipos como no modelo 1 mono, 1 stereo, 2 aux input mono e 1 mid.



07 - Ai esta sua primeira sessão do PT aberta e pronta para uso.


Na proxima edição deste guia: - Pro-Tools, começando a domar o monstro!!!!!!!!!!!
Bons Sons!!!!
Junior Aragaki

Nenhum comentário: