26 de março de 2009

Guia basico do Pro-Tools parte 02



Agora que você tem uma sessão do PT aberta, vamos começar a usar os principais comandos e ferramentas do Pro-Tools, e a maneira mais facil é conhecer os shortcuts. E são dezenas, centenas, então não vou descrever todos aqui, apenas os mais usados, mas aconselho que decorem e usem todos os shortcuts possiveis, pois eles são feitos para facilitar sua vida e aumentar sua produtividade. (basta me enviar um e-mail que envio um pdf com todos os shortcuts para mac)
Vamos importar um audio para um track.
Temos duas maneiras faceis e rapidas de fazer isto. A primeira é através do
(maça + shift + i) com este comando você abre a janela "Import Audio"



A segunda é atraves do Workspace, que é o "espelho" de tudo o que esta dentro do sua workstation (HDs internos, externos, pen drive, CD, DVD) enfim ele mostra todas as fontes possiveis para se "puxar" o audio literalmente para dentro do PT. O Workspace é uma janela flutuante que pode ser colocada em qualquer parte do desktop, o ideal é ter um segundo monitor para trabalhar com a sessão do PT num monitor, e o Workspace e
os perifericos como Eqs, compressores no outro monitor.



Vamos usar o Import Audio, abrira a janela chose a folder, aqui você define onde salvará os audios do seu projeto. Ja vem default o folder Audios da sessão em uso e a não ser em casos especificos, é ali mesmo que você deve salva-los.



Agora aparecera uma nova janela onde você definira onde vai colocar estes audios na sua sessão, se direto na pista (track) ou na Regions( que é o lugar onde todos os audios e midis importados ficam dentro da sessão)



Para ouvir e escolher o audio na Regions, precione ALT e click em cima do audio escolhido. Para importa-lo para a sessão, basta pegar e arrasta-lo para uma das pistas.



Pronto, seu primeiro audio importado para dentro de uma sessão do PT, e louco para ser editado, manipulado, equalizado, comprido, mixado........... enfim......... divirta-se...... Ah e o play/stop é a barra de espaço, o resto....... vai fuçando ai que na proximá edição eu dou mais dicas!!!!!!!


Saude e Sucesso!!!
Junior Aragaki

Nenhum comentário: