2 de dezembro de 2009

Oi Silvio

Morre o locutor Lombardi do SBT

"Oiiiiiiiiiiii Silvio"

Com esta frase, o locutor Lombardi iniciava seu trabalho. Um trabalho unico.
Ser a voz da consciencia do apresentador Silvio Santos.
Uma das vozes mais imitadas no Brasil, Lombardi era acima de tudo um grande profissional.
No meu primeiro dia de trabalho no SBT (ha muito tempo atras, numa galaxia muito distante),
entra o supervisor no estudio e me diz: - Prepara tudo ai que você vai gravar os offs do Lombardi.
Congelei na hora. Eu iria gravar a voz mais famosa do Brasil.
Ele chegou pra gravação, olhou pra mim e disse: - Quem é você? Sonoplasta novo? Não vou gravar com
você não. E saiu correndo do estudio. Sai correndo atras dele, logo no primeiro dia de trampo, o locutor sai
correndo!!!!
Encontrei-o no corredor conversando com meu chefe, dizia que não gravaria comigo, pois eu não sabia
como grava-lo. O supervisor ja sabendo de suas "manias" me acalmou, e disse para não me preocupar pois
estava tudo bem.
Conversei com o Lombardi, e disse que era muito experiente em gravações de locuções, e o convenci a gravar.
Ele tinha um "metodo" unico. Não usava fones de ouvido, a porta entre o estudio e a tecnica tinha de ficar
aberta pra ele ouvir seu "retorno" e bem alto, o que obrigava a grava-lo com um microfone duro (dinamico).
Usei o SM58, dei aquele "brilho" (um reverb) que ele tanto gostava e gravei.
Acabada a gravação, ele chegou em mim e disse com aquela voz inconfundivel: - Muito bom garoto. Gostei
de gravar contigo. Saiu da sala e foi direto a sala de supervisão elogiar meu trabalho pros supervisores.
Em outra ocasião, eu estava na praça de alimentação do SBT, quando ele chega pra mim, e enfia R$10,00 no
meu bolso. Eu recusei, mas ele fez questão que eu aceitasse e disse: - Mas se você não aceitar este cafezinho
vou ficar muito chateado. O Lombardi era assim, uma pessoa muito pacata, e que adorava ser reconhecido
pela sua arte e talento. Uma voz única na comunicação Brasileira. Uma perda irreparavél.
Lombardi, ou simplesmente "A VOZ".
Descanse em paz

Junior Aragaki

Nenhum comentário: