13 de abril de 2009

Guia Basico Pro-Tools Parte 04 - Mix Window




Acima a Mix Window do PT-8.

Conversando com Sonoplastas e Tecnicos mais velhos, que assim como eu começaram na profissão nos tempos analógicos, alguns me confessaram que não conseguiam se adaptar a visualização linear do audio na tela do computador. Para quem passou a vida inteira mixando em uma mesa, com faders, perifericos, o obsoleto Patch (ARGH!!!), realmente fica dificil entender como pode o audio ser aquelas curvas correndo ao longo da tela............. UFA!!!!! O meu conselho nestes momentos é simples,! Vire a tela (mentalmente é claro), imagine que voce pegou a mesa de som e virou na horizontal, o som entraria pelo lado esquerdo, indo para a direita.
Visualizando a Mix Window, que tem a exata aparencia de uma mesa, dá para quem não esta acostumado a trabalhar com som em computadores, a pelo menos entender o que esta acontecendo. Então mãos a obra!!!!!



Acima a visão da Mix Window do Pro-Tools, qualquer semelhança com uma mesa analógica não é mera coincidencia.



Aqui vemos os Inserts, é onde são insertados os plug-ins. O processo é simples, basta clicar na seta (cima/baixo), e escolher, pode ser um equalizador, compressor, limiter, reverb, chorus, flanger (citando os mais conhecidos), mas tambem alguns plug-ins mais complexos como um redutor de ruido.



Abaixo dos Inserts ficam os Sends (Bus/mandadas auxiliares). Podem ser monos ou estereo.



Aqui, abaixo dos Sends, estão o I/O (input-output), o tipo de automação, e a pan.



E finalmente os faders, com os botões Rec, Solo, Mute na parte superior, e ativa/desativa canal em baixo do lado esquerdo
e os grupos (agrupamentos de faders) no lado direito, e por fim uma janela mostra os valores correspondentes aos faders.

Mais algumas dicas, no PT o control + c (copy) e control + v (paste) são comandos obrigatorios.
Para andar com o cursor ou com um objeto selecionado, use as teclas M , . /A (Eme, virgula, ponto e barra) M e virgula para a esquerda e ponto e barra para a direita de acordo com os valores estabelecidos no nudge (foto abaixo).

Nenhum comentário: