6 de janeiro de 2009

D.A.R. - Storm


Este é o D.A.R. - Storm da Digital Audio Reserch, equipamento utilizado nas sonorizações das novelas do SBT, até 2005.
Ele tem 16 pistas mono, que podem ser agrupadas em 8 stereo, e um grande tela tochscreen com todos seus comandos estratégicamente colocados à mão do técnico, em pouco tempo desenvolve-se uma incrivel velocidade de trabalho na sonorização de quaisquer tipos de programas televisivos. O D.A.R. é optimizado para se trabalhar com as duas mãos, destaque para as duas grandes rodas abaixo do monitor, a da mão esquerda, uma Vernier, e da mão direita uma jog wheel, que associadas tornam-se uma ferramenta indispensavel na operação do Storm. Fades, x-fades, loops, são feitos e manipulados com pouquissimos comandos.
Ele trabalha sincronizado com uma Beta Digital (no caso do SBT), e rodava um software exclusivo em um pentium 3, que apesar da pouca velocidade para os padrões de hoje, na época competia a altura de seus concorrentes.
O grande problema era que o D.A.R. era apenas um editor, e não um finalizador de audio, então todos os processamentos tinham que ser feitos externamente com outros periféricos.
Existem boatos de que a Digital Audio Reserch está preparando uma nova versão do
Storm, em parceria com a Amek. Que venham novos produtos!!! Concorrencia é sempre saudavel.
Junior Aragaki

Nenhum comentário: