
Teledramaturgia no Brasil é sinonimo de novelas. Mas nem sempre, os nucleos de dramaturgia englobam muito mais do que novelas. Mini-séries, seriados, e por vezes até alguns filmes são apoiados pela dramaturgia (Auto da compadecida é um exemplo, primeiro foi exibido como mini-serie e depois editado para o formato cinematografico).
A sonoplastia de uma novela é totalmente diferente das sonoplastias de outros programas de um emissora de televisão.
Exitem diversas etapas exigidas na produção de um capitulo de novela e elas começam no estudio, ou nas externas (cenas gravadas fora dos estudios, em locações).
A captação dos diálogos é o centro do universo no som de teledramaturgia! Como as novelas são diarias (na maior parte) 6 capitulos por semana, não existe tempo habil para dublagens (como no cinema), entao o que foi captado na hora da gravação das cenas é o som que tratado ou não, chegara ao telespectador.
São usados diversos tipos de microfones para os dialogos, principalmente os shotguns (boom) e os lapela.
O operador de audio, junto com o operador de microfones decidem quais os melhores tipos de microfone para cada cena especifica. Normalmente em estudios são usados os booms, e em cenas externas, ou de planos abertos (onde o microfone poderia aparecer) são usados os lapela.
Enquanto o boom-man faz malabarismos para captar da melhor forma possivel os dialogos, o operador de audio monitora e grava estes sons com o melhor ganho possivel. O operador de audio tem a responsabilidade de aprovar a gravação sonora, e por vezes é preciso repetir determinada cena devido a algum problema, tecnico ou não. Um avião passando no meio do dialogo, uma freada brusca, enfim qualquer coisa que interfira no resultado final do som gravado. (os diretores nem sempre compreendem que aquela cena que ficou otima, tera de ser refeita porque o audio nao ficou bom).
Depois de gravadas as cenas, elas seguem para a ilha de edição, onde o editor e o diretor, vão escolher as melhores sequencias e edita-las de acordo com o capitulo. Depois que esta montado, o capitulo segue para o sonoplasta, e ai é que começa a novela de sonorizar um capitulo de novela. E ai é que a vaca tosse. ou não diria Caetano.
Hoje em dia a sonoplastia é feita toda no ambiente digital. Então o capitulo é digitalizado para o Pro-Tools em 48khz, 24 Bits ( o mesmo padrão da Beta Digital(ou outros rates e bitagens exigidos)
O audio entao é analizado e tratado cena a cena, de modo a ficar linear, ou seja ter um sentido como um todo, por exemplo uma cena de externa como a faxada de uma casa não pode soar muito diferente do ambiente interno desta casa e que normalmente é gravado em estudio. Entao o sonoplasta tem que equalizar e digamos "normalizar" estes audios para que
não sejam percebidas diferenças quanto ao nivel e timbragem sonora.
E estes são os primeiros passos da sonoplastia de teledramaturgia. Em breve, veja aqui a continuação desta matéria.
See Ya!!!!!
Junior Aragaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário